Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O ceticismo reinante. O mundo tem solução?


O ceticismo reinante. O mundo tem solução?

    Estamos em uma época que começa a predominar um pensamento nascido nas falhas educacionais e pedagógicas da nossa milenar cultura (1): o ceticismo.
    A juventude, que, diria, trás no sangue o ideal de um mundo melhor está se decepcionando e, frente a estagnação ética e moral dos dirigentes da Sociedade e todos em geral, imagina adotar o pior: posições radicais.
    Quando vemos frases nas redes sociais ou em qualquer meio de comunicação afirmando:
“A paz no trânsito começa em você”
“Assine o manifesto: Não a corrupção”!
“Amai-vos uns aos outros” ou mesmo o famoso enunciado de 2400 anos,
“Conhece-te a ti mesmo”, ou então nas redes sociais,
“Bom dia a todos”, em plena segunda feira,
Ninguém acredita mais!!!
    Já me disseram que esses enunciados são coisas de ingênuos. Nada vai mudar!
    Eu sou engenheiro civil. Para construir algo significativo como, por exemplo, um grande prédio, essa instrução necessária não adquiri por meio de enunciados, frases lidas ou escutadas eventualmente. Foi muito estudo numa Faculdade reconhecida e muito estudo também individual e coletivo. A bem da verdade, realizado com gosto.
    Conheço todo tipo de ciência: Física, Matemática, Ciências da Computação, mas só muito recentemente ouvi falar de uma Ciência da Vida”.(2)
    Será que não está faltando, há muito tempo, uma ciência que leve a sério a vida com conhecimentos experimentais e que dêem resultados concretos, como consegue-se como a Engenharia?.
    Não vou dizer que sim, nem que não. O leitor que o diga.
    Outra coisa óbvia, que não é necessário muita explicação, é a tremenda falha nos sistemas pedagógicos educacionais atuais que só contemplam desde a infância até a juventude, a educação tecnológica relegando para segundo plano, ou melhor, para plano nenhum, a educação do mundo interno moral, ético e espiritual.
    É o tal de “salvem-se quem puder” quando um barco está afundando.
    Será que a educação infantil é só falar
 “- Menino, não faz isso nem aquilo! Senta direito!
 Come com o garfinho! Reza a “Ave Maria”...e pedir para os avós para não estragarem as crianças com tanto mimo e atendendo todos os caprichos?
É isso?
    “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.” Pitágoras 550 AC.
    Existe a Escola ( considerada de utilidade pública pelos países da América do Sul) que leva a vida a sério e com muita alegria. Ensina a realizar uma auto educação desde a infância.
   A velha afirmação: “eu eduquei meu filho e agora está nas mão dele”...caducou frente aos sérios problemas que vive a humanidade.
    A educação engloba filhos e pais e todo ser humano enquanto estiver vivo.
    Conhecimentos práticos sobre o mundo interno dos seres, (que afinal constituem uma parte do Universo imaterial que Deus criou também), trazem resultados que preenchem o vazio que sempre reclamou a humanidade há séculos e abrem possibilidades insuspeitadas. Milhares de pessoas estão tomando contato com essa realidade e com resultados surpreendentes.

Prevejo o fim do ceticismo.

Paulo R P Menezes
(1) Nascimento, ascensão e queda das civilizações. A Deulofeu.
(2)Conteúdo: González Pecotche

Nenhum comentário:

Postar um comentário