Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

As portas irão se abrir na Psicologia

Trechos de uma Palestra...
Depois de serem descobertas, as coisas são muito simples no campo da Psicologia. É como o ovo de Colombo.
A mente humana e seu funcionamento foi descoberta e dada a conhecer no século passado. Por incrível que pareça, era desconhecida. Ninguém sabia da sua configuração total e funcionamento em profundidade.
Está terminando a confusão entre mente e cérebro. Mente é orgão imaterial e o cérebro é físico. Lógico que estão interligados.
Você fica irritado com seu chefe (um problema na mente imaterial) que desequilibra seu cérebro (físico) que dá ordem de fabricar ácido clorídrico em excesso e termina com uma gastrite.
O inverso também existe: Meu amigo levou uma pancada na cabeça que afetou temporariamente seu cérebro (físico) e então perdeu por um tempo a memória que é uma faculdade da mente(imaterial). Estão interligados.
Eu pergunto: você consegue RECORDAR a última vez que viajou? conseguiu?
Consegue IMAGINAR que está voando? Sim?
Consegue RACIOCINAR resolvendo uma fórmula matemática?
Consegue OBSERVAR a bolsa bonita que sua amiga está usando?.
Então está tudo normal. Você tem uma mente com as suas faculdades da inteligência: faculdades de recordar, imaginar, raciocinar, observar e tem outras como a de pensar, entender, refletir, etc
Essa é a verdadeira psicologia. Na medida que vai tomando contato com esses conhecimentos, imediatamente vai comprovando a sua conformação psicológica do seu mundo interno.
Por outro lado existe dentro da sua mente e em em todas e aproveito para citar  outra grande descoberta: Os pensamentos tendo vida própria. Vida própria mesma, ressalto. Diferente da sua vida!
Outro dia levei uma "fechada" no trânsito.
Então: pensei: Deixa para lá!
Porém o pensamento(que eu disse que tem vida própria) argumentou: Não! Dá uma fechada nele também! Se vinga!.
Eu argumentei: isso vai dar confusão ..não estou afim...
O pensamento voltou a carga: Dá uma lição nele! Se não ele não aprende! e até que venci o pensamento e fui embora.
Mesmo assim o pensamento continuou resmungando...você é um fraco...é um ingênuo!
O interessante é que esse é apenas um pensamento. Tem muitos e muitos outros querendo dominar-nos.
Outro exemplo que vivi: Sento para estudar. Vem um pensamento...vai beber água!...vem outro...liga para seu amigo!!! começo a desconfiar que eles estão contra mim e querem me levar para inércia! Fazem de tudo para eu parar o estudo! Eu querendo estudar!!! Vou repetir de ano!!! São terríveis!
O relato não é ficção científica. É real e como eu ía dizendo: conforme vou apresentando esses conhecimentos a comprovação por você é instantânea.
Então você já sabe. Temos mente e pensamentos com vida própria, claramente.
A porta que esses conhecimentos abrem é imensa. É a do conhecimento de si mesmo. Você, por sua conta, vai examinar seu interno e começar a se adestrar no domínio da sua mente e de seus pensamentos, pois esses conhecimentos permitem isso.
Vamos ver como se aplica à Faculdade de observar da mente: Vamos fazê-la funcionar direito, observando as virtudes de nossos semelhantes e neutalizar a tremenda mania mundial de só ver defeitos!
Os pensamentos que sabemos que habitam na nossa mente e formam verdadeiras gangues poderão ser desalojados: os de rancor, intolerância, raiva, falta de vontade, irritabilidade, egoísmo, etc. Todos podem ser substituídos por virtudes.(Virtudes: Outro tipo de pensamento que você pode criar!)
Ninguém desconfia que a timidez é um pensamento que tem o intuito de assustar a pessoa e atemorizá-la na hora de se expressar e pode ser vencido e expulso da "casa mental". Você portanto, pode aprender a vencê-lo. Antes você pensava: eu sou assim...vou morrer assim! Ensinar as crianças a vencerem esse pensamento é genial.
Enfim é a eterna luta do que é bom contra o que é ruim. Do bem contra o mal. Agora o palco é dentro de nós mesmos.
Sobre esse assunto são muitos livros e já existe Escola.(1)( que por sinal, não tem finalidade lucrativa e é de utilidade pública)
Aprende-se e com os primeiros resultados capacita-se para ensinar a outros e assim muitos aprendem a ensinar as crianças os jovens e adultos.
Fiz referência à mínima parte do que existe no interno do ser humano. Existe o Sistema sensível com os sentimentos, o sistema Institivo, as energias, as forças, como por exemplo, a vontade e quem sabe o próprio espírito e uma parte de Deus mesmo.
Esses conhecimentos preenchem e dão conteúdo a vida.

Paulo R P Menezes
(1)Contéudo: González Pecotche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário