Total de visualizações de página

sábado, 5 de setembro de 2015

Meu avô e o bem à Humanidade.

Meu avô e o bem a humanidade


Afinal fui a Natal, Rio Grande do Norte. Terra dos meus ancestrais por parte de mãe.
Viagem de turismo em parte.
Descobrimos que nossa origem familiar vem do ano de 1650, vindo ao Brasil com Maurício de Nassau e os Holandeses.
Meu bisavô é nome de uma escola lá no meio do sertão.
O meu avô, José Potiguar Pinheiro, foi um dos criadores do ABC Futebol Clube em 1915, que completou 100 anos.
Éramos judeus, nesses anos de 1600, que fomos convertidos ao catolicismo através dos tempos. Hoje não somos uma coisa nem outra, mas sabemos que existe um Deus da eternidade acima de tudo. Meu avô pensava assim também na época dele.
Esse ABC é como um Flamengo ou Corinthians lá e, quando, conversando com uns e outros, atraiu muito a atenção quando souberam que eu era seu neto.
Até aí...normal.
José Pinheiro, nesse ano de 1915, junto com um grupo que formou um Conselho, resolveu criar essa agremiação e sugeriu que o nome do Clube se chamasse ABC, que foi rapidamente aprovado por unanimidade e passou para a História. Tornou-se o primeiro vice-presidente. Vide no Google. Por que?
ABC são as iniciais de Argentina, Brasil e Chile que, na época assinaram um tratado de amizade e cooperação importante e esse meu avô considerava fundamental a união dos países não só da América do Sul como de todo o mundo. Era a época da 1ª guerra mundial.
Estendeu seu sentimento para fora de si mesmo, da sua família, do Brasil, alcançando a Ámérica do Sul.
É apenas um clube de futebol, mas o seu nome é um ato simbólico que representa um altruísmo com o objetivo de criar união e bons sentimentos recíprocos entre países.
Fiquei feliz porque são poucos os que batalham e pensam na felicidade mundial que é o que falta em nossos dias.
Compreendi duas coisas. A primeira é porque que muitos de minha família se empenham por um planeta melhor já que o pensamento do meu avô foi transmitido através das nossas gerações.
A segunda é que descobri que esse é o ideal e o anelo dos jovens e adultos também em geral, de todos nós e, agora nesse século XXI, estamos aprendendo como iremos transformar um ideal em realidade.
É uma grande causa que temos que incorporar às nossas vidas, indo além dos nossos problemas cotidianos e talvez seja a razão de nossa existência na Terra.
Apenas lutar pelo Bem.

Paulo R P Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário