Total de visualizações de página

domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Humano e o Divino. O caminho da Vida.


O Humano e o Divino. O caminho da Vida.

                                                             
                                                                          A misteriosa montanha  e  Caminho da Vida

                                                                          Da infância à juventude... Uma planície!
                                                                          Na vida adulta ... o caminho fica íngreme!
                                                                          Difícil de andar e subir.
                                                                          Lá ao longe...na montanha...
                                                                          Vê-se os que se agarram ao solo resvaladiço    
                                                                          Para não despencar ribanceira abaixo...
                                                                          E avançar penosamente no caminho da Vida.

"Essa estória é uma ficção. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência".

Quando me dei conta, já estava no "caminho". Era o Caminho da Vida onde todos nós entramos, trilhamos  e, inexoravelmente sairemos.
No início despertou em mim observar a natureza humana da qual fazia parte e senti uma espécie de decepção por achá-la tão frágil e por estar vivendo num planeta tão inseguro.
Foi desagradável ver que existia a morte que levava embora ricos ou pobres, adultos ou crianças e quem sabe a mim, prematuramente?
Senti  enquanto andava uma fraqueza na minha psicologia e também em muitos, fraqueza manifestada por defeitos, e, sem querer me estender, desconhecimento do por quê desse caminho.

Em resumo: Essa era a Natureza Humana e afinal onde vim parar.

Por outro lado havia o Divino, um Deus que eu deveria adorá-lo, falar com Ele e que me daria proteção total para meu presente e futuro nesse andar.
Os que marchavam comigo se achavam íntimos de Deus, porém pelos fatos que ia observando parecia que não havia proteção alguma.
Muitos já cansados pediam melhoras que quando vinham pareciam pequenas migalhas de pão. Quase nada! Mesmo assim espalhavam aos quatro ventos que eram protegidos!
Afinal além de frágil ser humano, eu era um pecador...então o melhor era não desafiar o Todo Poderoso porque eu poderia ser colocado em um lugar pouco atraente...o inferno.
Deus estava fora de mim, no alto e longe.
Vi tantas coisas ruins que cheguei a pensar que Deus abandonou esse Mundo.
Outros me disseram: O inferno é aqui! Na Terra!

Esse é, em síntese o quadro desalentador da vida que constatei na época.

Um dia cruzei com um ancião desses que parecem que orientam as almas há centenas de anos que disse-me: - “Segue por ali!
Era uma variante. Encontrei  logo uma placa luminosa que dizia:
“Todo ser contém na sua constituição  uma natureza humana e uma natureza divina”
Fiquei curioso. Não entendi, mas chamou-me a atenção e segui nessa variante.

(Um adendo: Se você tem filhos ou netos, vai ter a oportunidade de ver neles a nossa natureza divina manifestada na graça, na pureza, na inocência dessas criancinhas e, como diz minha filha Diana: “nunca vi tanta fofura” nesses pequeninos)

Continuando:
Dois km depois apareceu um outro luminoso:
“A sua natureza humana vive. A sua natureza divina existe porque é uma partícula de Deus” Você vive e existe.
Outros andavam próximos a mim nessa nova rota e, atônito constatei que sabiam transformar ladeira em planície!
Alguns adquiriram o poder de voar por cima de obstáculos e se os viam lá na frente em fração de segundos!
Vendo meu assombro eles se viraram na minha direção e exclamaram:
- “Aquele guia que você encontrou vem nos ensinando “transformar em fáceis as coisas que aparentemente são difíceis” (*)

Os tempos passaram...

Entrei na trilha da vida com uma imagem ruim e vou sair com outra animadora porque consegui entendê-la em pequena parte.
Eu e você não somos tão fracos assim.
A novidade: Somos mesmo compostos de uma natureza humana e outra divina.
Essa natureza divina é uma partícula de Deus que temos dentro. É Deus mesmo, daí termos a imortalidade e a  grande energia do Universo dentro de nós
A medida que somos melhores, nos aperfeiçoamos e evoluímos sentimos emergir de dentro a nossa natureza divina. Aproximamo-nos “Dele”. É questão de nos tornarmos merecedores dessa força e usá-la para fazer o bem.
E assim vão desaparecendo, os problemas o vazio, os temores...

Fim da estória fantástica...ou História?

Paulo R P Menezes.
(*)crédito sobre as concepções emitidas: vide logosofia.org.br.

Um comentário:

  1. Muito interessante, pois não a nada sem uma razão, e porque para a nossa existência seria diferente; Não temos ideia da existência porque passamos por ela sem dar a devida importância aos fatos que estão ocultos, implícitos em nossas vidas. A harmonia das coisas exige que haja algo muito além do que imaginamos ou supomos, muito além de estórias, mitos ou crenças. O pensamento, ou a sensação de si, ou a ação sobre si, são pistas que nos remetem a uma imensidão de conhecimentos ainda obscuros aos nossos olhos. Dai a importância de tentar enxergar além. Parabéns

    ResponderExcluir