Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de junho de 2017


A   vida  e  seus  mistérios.

Até o  final  da minha  adolescência tudo decorreu tranquilamente. Sinceramente vivia num mundo maravilhoso. Nada sabia da vida em profundidade. Eu e todas as crianças éramos imortais e ponto final. A partir daí, na juventude, começaram a descortinar outras realidades.
A primeira, era que a vida era passageira e a minha também. Desagradável, não? Finalizou assim, muito a contragosto, a tal imortalidade  que eu sentia.
Logo, percebi, que estava num mundo,diria, patético.
A ciência e a tecnologia avançadíssima e o ser humano, atrasadíssimo.
Fiquei muito inquieto porque me deu um vazio interno.
O atraso estava dentro de mim também! Tinha muitos defeitos.
Além  de tudo, eu ainda tinha problemas existenciais!
Fechou-se assim uma época da minha vida com poucas respostas e muitas dúvidas. Como eu era jovem e estudava ainda, juntando com as diversões, viagens, as namoradas, dava para ir “enganando” a vida, enquanto o tempo avançava.
DE FRENTE AOS ENIGMAS
Em determinado dia da juventude pensei que não queria morrer sabendo tão pouco.
Como sempre fazia, olhava o céu, as estrelas, esse universo maravilhoso que me levava a ter sensações fantásticas.
Que incoerência enigmática! Um universo assombroso e uma vida no planeta decepcionante. Os seres não se comportavam bem. Eu também.  Independente da classe social.
Todo esse quadro era muito misterioso e não conseguia entender essas tremendas incoerências.
Daqui para a frente, o meu relato pode ser lenda ou verdade ou até um sonho muito bom.
No meu andar pelo grande caminho do mundo, encontrei um filósofo.
Afirmou-me, antes de mais nada , que seus conhecimentos, não tinham relação alguma com tudo o que tinham ensinado à humanidade através dos séculos,  pelas filosofias, religiões e ciências.
  Seguiu dizendo: “Eram conhecimentos do mundo imaterial, diretamente das fontes imateriais ou metafísicas, como queiram chamar. Tinham origem no profundo da Criação.
E continuou a explicar, segundo eu entendi: “ Os conhecimentos materiais da engenharia, da medicina, da informática, das filosofias fizeram avançar o mundo tecnicamente. O ser humano, apesar dessa tecnologia ficou perdido no Universo sem nada entender.
Urge  a necessidade de novos conhecimentos! Expressou finalmente.
Perguntei-lhe por que.
Informou-me que existia uma sabedoria que regia  o Cosmos,  imaterial e invisível, desconhecida ainda no planeta Terra.
Afinal, qual é essa Sabedoria, quais são os mistérios, quais são os enigmas que envolvem nossa vida?
O sábio foi direto ao assunto.
Deus: Deus da imensidão, da sabedoria, do eterno e do amor. É um Deus acima de tudo...da cultura, das religiões e das filosofias. Não divide os seres...é um Deus da Humanidade.
Está dentro de nós TAMBÉM e tem seu altar em cada coração humano.
Vida física: É um caminho físico.  Hoje nasceram 240 mil seres e morreram 150 mil. Nem rezas, nem implorações... Nada muda essa realidade. Impressionante!
Tem a vida psicológica. Essa pode ser modificada. A vida é um caminho da evolução que pode ser realizado dentro de nós.  Entra-se nele com defeitos  e pode-se ir criando virtudes, vivendo melhor e com mais sabedoria.
Parece lógico querer realizar esse trajeto da vida, o melhor possível.
É o Caminho da criatura em busca do criador através do próprio aperfeiçoamento 
Existem os perigos nesse andar: O labirinto das suposições ilusórias, dos preconceitos  e do engano disfarçado de verdade . Os nossos próprios defeitos também    são um  deles.
Evolução e decadência: Quando eu tinha 20 anos meu sonho era mudar o mundo e tinha esperanças de um mundo melhor. Passaram-se 50 anos e o mundo piorou muito!
Ninguém avisou e nem sabiam  que havia uma decadência da cultura ocidental. 
Se soubessem dessa decadência, a ONU, as Nações Unidas, as ONGs , os Órgãos Governamentais teriam tomado providências. O que não sabiam também é que a referida  decadência estava dentro de nós. Daí nossos males e nossas infelicidades e temos a oportunidade agora, com a visão clara, de reverter essa situação.
Conhecimento de si mesmo: (não é delegado a terceiros e nem a intermediários. Tarefa de responsabilidade de  si mesmo). O enunciado sobreviveu 2500 anos sem se realizar. Não havia conhecimentos suficientes para empreender tal tarefa com segurança.
 As Leis Universais. Governam o universo físico e metafísico. São a vontade de Deus. Lei de Evolução, de correspondência, de Causa e Efeito e muitas mais. Quem controla os erros e acertos? Vejam um mero exemplo; Na atualidade os corruptos estão caindo...quem genialmente está por trás? Forças originárias  das tais Leis universais?
Espírito. O caos espiritual que a própria humanidade alardeia que existe demonstra a desorientação sobre a realidade do espírito.
O Espírito sustenta o ser nas calamidades que lhe acontecem na vida.
 Que presença de espírito!, exclamam muitos quando terminaram suas energias e surge uma força estranha que lhe sustenta em situações extremamente difíceis. Então é algo grande e fantástico.
Não é algo, como disse,  que vai atuar quando nós morrermos, pelo visto. Quer fato mais enigmático?
O motor que leva o ser humano para o bem. Esse é o espírito que vive em nós!

Enfim, os grandes mistérios da vida.
A vida é grandiosa e insuspeitável.
Se algum desses temas lhe interessam, convido-lhe para um Workshop, aqui em São Paulo, à Rua Dr Chagas Santos, 594, no dia 08 de julho, sábado, das 16:30 h até ás 18 horas , no auditório da Fundação Logosófica.
Imperdível, pois todos poderão se manifestar sobre esses assuntos 
A vida é isso aí ...ou tem algo... oculto... imensamente maior?


Paulo R P Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário