Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de março de 2014

Considerações sobre a Ignorância.


                                                         Considerações sobre a Ignorância.
A ignorância é o que se desconhece.
O significado que dou ao ignorante é na acepção correta do termo: não saber algo. Nunca como um xingamento ou um termo para diminuir alguém. Eu sou o primeiro a me incluir.
Para ser grande, o que é necessário? Ser pequeno simplesmente. Então a qualquer momento podemos modificar a vida para uma posição melhor.
O que o ser humano sempre buscou nessas centenas de séculos? O saber. A Sabedoria. Afastar-se da ignorância que sempre lhe “atormentou, entristeceu e desesperou” (1).
O saber lhe exigiu sacrifícios, esforços, provas de paciência e constância.
Desde épocas remotas o homem correu atrás do saber buscando onde sua imaginação, intuição ou pressentimento o levavam.(1)
Avançou na área da ciência e da tecnologia conseguindo resultados inimagináveis.
Descobriu os segredos do átomo do Silício e da energia termonuclear fabricando armas mortíferas, “mas para sua desventura perdeu de vista o caminho que levaria a presença do seu Criador” (1). Essa é a parte ignorante humana.
O fato mais eloquente que comprova essa afirmação é o caos moral, ético e espiritual nessa época em que vivemos, apesar do avanço científico. Perdemo-nos no Caminho. Preciso falar de nossos políticos?
As tentativas humanas de chegar ao topo da sabedoria em matéria de filosofia, religião, nas artes e etc, não resolveu o intrincado problema existencial de todos.
Sabemos tanto por um lado...e nada pelo outro: não sabemos viver! É assombroso o desacerto humano em todas as áreas! Qual a causa que não conseguimos captar?
Para não prolongar em tão complexo assunto afirmo que escapou da sabedoria humana o conhecimento de si mesmo, do mundo metafísico e por incrível que pareça, o conhecimento de Deus. Incrível porque nos achamos protegidos e íntimos de Deus, mas pela situação geral, parece que não é bem assim...
Quem disse que não fará parte da nossa Sabedoria em breve, sentirmos dentro de nós mesmos, sabermos com certeza absoluta, da mesma forma que recordamos que estávamos vivos ontem, que, além de vivermos, nós existimos eternamente?
Quem disse que não fará parte da nossa Sabedoria, no futuro sermos mais gentis, afáveis, cordiais, mais gratos, respeitosos, alegres em vez do mau humor, irritabilidade e violência generalizada?
Voltarei nesse tema. Penso que existe uma ignorância milenar a se preencher com uma sabedoria que se desconhece. Não no mundo físico, mas na parte imaterial do Universo.
Convido a todos pesquisar comigo.

Paulo R P Menezes


(   1)    Créditos. logosofia.org.br.